O que acontece se abandonar as Vendas e for de férias durante 1 mês?

Teresa Botelho Alavancagem, Business Coaching, Coaching

Férias de Verão…

Os dias tornam-se mais longos, há festas com amigos, temos mais tempo para estar com a família, as idas à praia e à piscina multiplicam-se…

Se este é um quadro idílico para o comum dos portugueses em Julho e Agosto… para os empresários, esta é uma altura bastante complicada.

Como ir de férias e manter a rentabilidade da sua empresa, se não está a vender?

Vamos analisar em mais detalhe, o que realmente acontece se deixar de fazer esforço de vendas enquanto tira um mês de férias.

Vendas durante as férias, o que acontece?

1. As vendas vão parar apenas durante 1 mês e depois em Setembro eu recupero.

Quando pára as suas acções de marketing, as suas consequências não são apenas no curto prazo.

Existem consequências que se reflectem também no médio prazo.

Se em finais de Julho para com os seus esforços de conseguir novos clientes, significa que só em finais de Outubro é que vai começar a ter de novo uma nova actividade comercial relevante. O que implica que, em termos de tesouraria, irá conseguir equilibrar a sua vida somente em Novembro ou Dezembro.

Sendo assim, é importante tomar consciência de que um mês sem esforços de vendas, acaba por ter uma consequência de quase 3 meses sem resultados.

Será que a sua empresa consegue sobreviver a esta situação? Quantas oportunidades de negócio terá perdido durante estes três meses?

E qual é de facto o preço a pagar…quantas noites sem dormir, a pensar nas contas, quantas situações em que deveria entrar positivo…mas que devido aos problemas já parte para elas… derrotado?

Sabia que, em mais de 70% das situações de negócio, é a atitude do Empresário que determina se há ou não o fecho da Venda?

2. A Equipa de Vendas relaxa e depois precisa de mais de 1 mês para voltar ao normal

Já alguma vez observou um avião a descolar?

É realmente interessante perceber como se consegue colocar no ar um veículo com tantas toneladas… quando, sendo algo tão pesado…tudo poderia indicar precisamente o contrário.

O avião está parado em terra e começa a acelerar… ainda parado.

Ou seja, os motores estão a trabalhar cada vez mais rápido e com mais intensidade mas no exterior não se vê nada. O avião não se mexe.

O motor continua a acelerar até ao momento certo, em que o piloto retira o travão e deixa o avião avançar, com toda a potencia conseguida até aquele momento.

É essa potência acumulada que permite ao avião levantar voo.

Esta analogia tem pontos comuns com a sua Equipa de Vendas.

Quando o foco nas vendas se perde, você sabe que demora a recuperar.

Se a Equipa de Vendas esteve parada durante 1 mês, porque o Empresário desfocou, até conseguir vencer a inércia inicial vai demorar muito mais do que apenas um mês.

Tal como o avião, a Equipa necessita de voltar a focar, voltar a acreditar, fazer prospecção activa… ou seja… aquecer os motores… só depois as vendas vão entrar dentro de casa.

Esquecer isto é não entender como funcionam os Comerciais ou, embora sabendo, fazer de conta que não é muito importante.

Só que numa situação de mercado como a que vivemos… fazer isto… pode ser “a morte do artista”.

3. A sua Tesouraria e o seu Fundo de Maneio ressentem-se

Se não há vendas, vamos ter problemas de tesouraria, ou seja… vamos ter problemas de dinheiro. É tão simples quanto isso.

As perguntas que tem que fazer a si próprio nesta altura são:

  • Está consciente disto?
  • Sente-se confortável com essa situação?
  • A sua empresa consegue lidar com esta situação de tesouraria?
  • Uma empresa é um organismo vivo e imprevistos acontecem. Como lida com eles?
  • Se precisar de liquidez de um dia para o outro, consegue assegurá-la?

Se não tem esta situações previstas e planeadas… a probabilidade de entrar em stress é muitíssimo elevada.

E quando estamos nesta situação de stress extremo, a probabilidade de tomar decisões erradas aumenta brutalmente.

4. O Agosto passa a ser obrigatoriamente um mês difícil…e o Setembro bastante complicado

Quando acreditamos à partida que algo é difícil, é meio caminho andado para se tornar verdade.

Porque é que decidiu fazer o que os outros fazem?? Decida ser diferente e aposte na diferença!

Uma vez que a maior parte das empresas não faz nada em termos de marketing, tudo o que fizer vai-se destacar neste deserto que é o mês de Agosto.

Faça-se valer do conhecimento profundo que tem dos seus clientes e capitalize isso de forma original e dinâmica.

Crie uma promoção que ninguém está à espera, mas todos gostariam de ter… e diga aos seus Clientes: Promoção X… somente no mês de Agosto… apenas disponível até 31 de Agosto.

Depois dê formação aos seus Comerciais e ensine-os a vender a promoção. Estabeleça objectivos semanais para os que estão a trabalhar.

Mande sms’s a todos com os parabéns àqueles que foram capazes de atingir os objectivos. No final faça uma pequena festa, no início de Setembro, e promova o melhor comercial do mês de Agosto.

Se tem uma pessoa simpática na Equipa peça-lhe para trazer um bolo, os outros trazem as bebidas… vai ver que a sua Equipa adora conviver e comemorar os sucessos… e essa energia positiva… também o vai motivar a si!!!

5. A solução? Vá de férias mas não pare as suas Acções de Marketing.

Como vimos, ficar a dormir no mês de Agosto… pode custar-lhe quase 3 meses sem Vendas e sem dinheiro a entrar na sua empresa.

A solução é ter sempre o seu marketing a funcionar para que, quando for embora, a sua máquina das vendas não pare… e os resultados continuem a a aparecer.

Planeie antecipadamente o seu mês de férias em conjunto com a sua Equipa, envolvendo-os na escolha de novas promoções, novas estratégias e formas de conseguir mais clientes.

Aposte em novos meios, crie novas peças publicitárias, motive a sua equipa a partilhar as suas ideias… eles são os que estão no terreno e mais facilmente têm ideias criativas, uma vez que estão dentro das necessidades dos clientes.

Uma Equipa envolvida, é uma Equipa mais responsável e mais motivada.

Saber liderar é também saber motivar a Equipa, saber delegar e poder tirar uns dias de ferias, sem que toda a Empresa pare porque você não está lá… 24h por dia.

Lembre-se: porque todos param em Agosto… você não deve parar.

As oportunidades de negócio que você e a sua Equipa vão encontrar dependem em muito daquilo que profundamente acreditam que vai acontecer.

Muitos dos meus Clientes fecham excelentes negócios em Agosto porque simplesmente acreditam que havendo menos gente nas nossas cidades quem está a trabalhar está com mais tempo e mais disponível para ouvir uma boa proposta.

Cabe-nos a nós… sermos os primeiros a chegar!!!

 

Conhece alguém que pode beneficiar desta informação?

Ajude-nos a divulgar e partilhe!

Siga-nos também no Facebook.

 

Dúvidas?

Terei muito prazer em conhecê-lo/a, perceber quais são os desafios que enfrenta neste momento e mostrar-lhe sem compromisso, como é que o programa o/a pode ajudar.

Teresa BotelhoO que acontece se abandonar as Vendas e for de férias durante 1 mês?